PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES
CRIANÇAS DE 2 ANOS
1ª Proposta: Contação de história
Campo de Experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação.
Saberes e Conhecimentos: Vocabulário.
Objetivos de
Aprendizagem e Desenvolvimento: (EI02EF04) Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada,
identificando cenários, personagens e principais acontecimentos.
Encaminhamento: Será apresentada para as crianças a história
“Meu nome é Zé e o seu qual é?”, utilizando gravuras como apoio. Após a
história, serão feitas perguntas para as crianças, para que elas compreendam
melhor a história:
- Quem deu nome ao sapo?
- Qual foi o nome que o jacaré
deu ao sapo?
- Como era o nome do jacaré?
Logo após, as
professoras farão uma roda de conversa onde apresentarão para a sala, os
questionários sobre a escolha de seu nome. Explicando que cada nome foi
escolhido com muito carinho.
Obs: Será enviado
anteriormente para casa do aluno o questionário sobre quem escolheu seu nome.
2ª Proposta: Colorindo a letra do meu nome
Campo de Experiência: Corpo, gestos e movimentos.
Saberes e Conhecimentos:
Nome próprio e do outro.
Objetivos de
Aprendizagem e Desenvolvimento: (EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo
controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
Encaminhamento: As crianças pintarão com tinta guache ou giz de
cera a letra de seu nome. Logo em seguida, as professoras irão colar na parede
da sala as letras e pedir que as crianças identifiquem a sua.
3ª proposta: A música parou?
Campo de Experiência: Traços, sons, cores e formas.
Saberes e Conhecimentos: Melodias diversas.
Objetivos de
Aprendizagem e Desenvolvimento: (EI02TS03) Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em
brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.
Encaminhamento: Será pintada no solário as primeiras letras do
nome de todas as crianças, depois as professoras cantarão a música “O meu nome
vou falar” usando algum instrumento musical, e orientarão as crianças a
dançarem junto com as professoras e quando parar a música cada criança ficará
em cima da letra de seu nome. A brincadeira deve continuar até as crianças
perderem o interesse.
4ª Proposta: Varal de letrinha
Campo de Experiência: Corpo, gesto e movimento.
Saberes e Conhecimentos:
Os objetos, suas
características, propriedades e funções.
Objetivos de
aprendizagem e desenvolvimento: (EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo
controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
·
Conhecer e explorar novos
objetos, seus usos ou funções.
Encaminhamento: será colocado um varal na sala ou no solário e
cada criança será estimulada a usar um prendedor de roupa e colocar a letrinha
do seu nome (feita na proposta do dia anterior pelas crianças) no varal, depois
que todas colocarem as letrinhas, será pedido que retirem a sua letrinha do
varal.
5ª
Proposta:
Circuito
Campo de Experiência: O eu, o outro e o nós.
Saberes e Conhecimentos:
Confiança e imagem
positiva de si.
Objetivos de
Aprendizagem e Desenvolvimento: (EI02EO02) Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade
para enfrentar dificuldades e desafios.
Encaminhamento: Será feito um circuito com obstáculos, onde a
criança encontre dificuldades para ultrapassar, mas que consiga chegar até o
final, será usado bambolês, colchões, caixas, cadeiras etc., no final dos
obstáculos a criança pegará a ficha do seu nome.
6ª Proposta: Letrinha com textura
Campo de Experiência: Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.
Saberes e Conhecimentos: Características físicas, propriedades e
utilidades dos objetos.
Objetivos de
Aprendizagem e Desenvolvimento: (EI02ET01) Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as
características e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho).
Encaminhamento: Será apresentado para as crianças várias
texturas (algodão, papel fino e grosso, tecidos, etc.), deixando que elas
manipulem e explorem. Em seguida, as professoras distribuirão folhas de sulfite
com a inicial do nome dos alunos e pedirão que eles escolham uma textura para
colar na letra de seu nome.
7ª Proposta: Procurando minha letrinha
Campo de Experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação.
Saberes e conhecimentos:
Apreciação gráfica.
Objetivos de
aprendizagem e desenvolvimento: (EI02EF09) Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para
desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.
·
Manipular revistas,
jornais, livros e outros materiais impressos para conhecer diferentes suportes
de leitura e escrita.
Encaminhamento: Será mostrado para as crianças a letra inicial
de seu nome. Em seguida será dado revistas ou livros para as crianças e com o
auxílio das professoras, elas irão procurar a primeira letra de seu nome.
8ª Proposta: Minha letrinha
Campo de experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação.
Saberes e conhecimento: Apreciação gráfica.
Objetivos de
Desenvolvimento e Aprendizagem: (EI02EF09) Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para
desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.
Encaminhamento: Em uma folha a professora fará o nome da
criança usando fita crepe, em seguida dará a folha para a criança pintar com
tinta guache, após secar, a professora tirará a fita e mostrará o contorno da
letrinha para a criança, (a criança poderá tirar a fita com o auxílio da
professora).
11ª Proposta: HISTÓRIA
Campo de experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação.
Saberes e conhecimento: Vocabulário.
Objetivos de Desenvolvimento e Aprendizagem:
(EI02EF04) Formular e responder
perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens
e principais acontecimentos.
Encaminhamento: As professoras perguntarão para as crianças se
elas gostam de vir para a escola e se elas gostam de fazer atividade, em seguida
convidarão as crianças a assistirem o desenho “Voa, João” produzido pela
MultiRio. Quando o desenho acabar as professoras farão perguntas para as
crianças com relação ao desenho, fazendo um paralelo entre o personagem
principal e as crianças, depois será disponibilizado folhas de papel sulfite e
giz de cera e pedirão que elas façam um desenho representando o que acabaram de
assistir.
12ª Proposta: DESCOBRINDO MEUS SENTIMENTOS
Campo de experiência: O eu, o outro e o nós.
Saberes e conhecimento: Nome próprio e do outro.
Objetivos de Desenvolvimento e Aprendizagem:
(EI02EO04) Comunicar-se com os
colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.
- Expressar sensações, sentimentos, desejos e ideias que
vivencia e observa no outro por meio de diferentes linguagens
Encaminhamento: Será recontada a história “Voa, João!”, usando
o livro como apoio, em seguida as professoras conversarão com as crianças sobre
os sentimentos do João (personagem principal) falarão sobre o medo e as
inseguranças dele, perguntando para as crianças se elas também têm medo e
preferem ficar em casa igual o João. Em seguida, mostrarão vários desenhos
representando sentimentos e pedirão que cada criança escolha um desses desenhos
para representar o que está sentindo no momento. As professoras farão um
cartaz com o nome das crianças ou fotos, e auxiliarão cada criança a colar o
desenho de seus sentimentos em frente de seu próprio nome ou foto.
13ª Proposta: BRINCANDO COM A IMAGINAÇÃO
Campo de experiência: Corpo, gestos e movimentos.
Saberes e conhecimento: Imitação como forma de expressão.
Objetivos de Desenvolvimento e Aprendizagem:
(EI02CG03) Explorar formas de
deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e
seguindo orientações.
Encaminhamento: Será retomada a história “Voa, João” usando
fantoche de palito. Em seguida, as crianças serão estimuladas a imitarem o
“João”, entrando em uma caixa que representa o ovo, em seguida começarão a
mexer os braços fazendo de conta que estão batendo as asas como o personagem da
história, fazendo movimentos para cima e para baixo com os braços. As
professoras poderão explorar outros tipos de movimentos, como pular, saltar, se
abaixar etc.
14ª Proposta: DANÇA DOS PASSARINHOS
Campo de experiência: Corpo, gestos e movimentos.
Saberes e conhecimento: Imitação como forma de expressão.
Objetivos de Desenvolvimento e Aprendizagem: (EI02CG03) Explorar formas de deslocamento no
espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações.
Encaminhamento: As professoras apresentarão para as crianças a
música “dança dos passarinhos” e estimularão as crianças a dançarem, fazendo os
gestos da música, imitando as professoras.
15ª Proposta: SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS
Campo de experiência: Espaço, tempo, quantidades, relações e
transformações.
Saberes e conhecimento: Semelhanças e diferenças entre
elementos.
Objetivos de
Desenvolvimento e Aprendizagem: (EI02ET05) Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho,
peso, cor, forma etc.).
Encaminhamento: As professoras farão uma árvore usando papelão,
deixarão exposta na sala e disponibilizarão vários desenhos do pássaro joão de
barro, com pares de diferentes tamanhos e cores, em seguida pedirão que cada
criança cole os pares iguais na árvore. Ex: Maria vamos colocar o pássaro na
árvore? Qual você vai pegar? Agora vamos colar na árvore! Olha o seu pássaro,
é vermelho! Pegue o outro pássaro vermelho igual o que você colou.
16ª Proposta: CARIMBO DA MÃO
Campo de experiência: Corpo, gestos e movimentos
Saberes e conhecimento: Suportes, materiais e instrumentos para
desenhar, pintar, folhear.
Objetivos de Desenvolvimento e Aprendizagem:
(EI02CG05) Desenvolver
progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para
desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
Encaminhamento: As professoras convidarão as crianças a brincarem
com tintas, misturando a tinta azul, vermelha e amarela, formando assim a cor
marrom. Em seguida, a criança fará a impressão da mão em uma cartolina, e as
professoras darão os retoques finais transformando o desenho em um joão de
barro. As crianças levarão para casa a pintura.
17ª Proposta: CASINHA DO JOÃO DE BARRO
Campo de experiência: Traços, sons, cores e formas.
Saberes e conhecimento: Suportes, materiais, instrumentos e técnicas
das Artes Visuais e seus usos.
Objetivos de Desenvolvimento e Aprendizagem:
(EI02TS02) Utilizar materiais
variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar),
explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar
objetos tridimensionais.
Encaminhamento: As crianças assistirão um vídeo mostrando o
canto do joão de barro e como ele faz sua casa. As professoras irão conversar
com as crianças sobre o que foi visto no vídeo. Depois as crianças receberão
argila ou massinha de modelar e tentarão moldar a casinha do joão de barro.
Caso a criança encontre dificuldade, as professoras poderão utilizar algum
objeto para moldar a massinha/argila no formato da casinha, como no exemplo
abaixo.
18ª Proposta: CAÇA AO OVO
Campo de experiência: O eu, o outro e o nós.
Saberes e conhecimento: Confiança e imagem positiva de si.
Objetivos de Desenvolvimento e Aprendizagem:
(EI02EO02) Demonstrar imagem
positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e
desafios.
Encaminhamento: As professoras irão esconder ovos de galinha
pelo CMEI ou dentro da sala (os ovos podem ser cozidos ou cru), e orientarão as
crianças a procurarem os ovos. Após as crianças encontrarem os ovos, caso os
mesmos estejam cozidos, as professoras irão estimular as crianças a descascar
os ovos e degustarem. Se os ovos não estiverem cozidos, orientar as crianças a
ter cuidado, pois os ovos são frágeis, e podem quebrar.
19ª Proposta: COLAGEM DO OVO
Campo de experiência: Corpo, gestos e movimentos.
Saberes e conhecimento: Os objetos,suas características, propriedades
e funções.
Objetivos de Desenvolvimento e Aprendizagem:
(EI02CG05) Desenvolver
progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar,
pintar, rasgar, folhear, entre outros.
Encaminhamento: As professoras relembrarão a história “Voa,
João”, em seguida as crianças serão convidadas a fazerem uma colagem individual
no desenho do ovo do João, usando pedaços de casca de ovos. Caso seja possível,
deixar que a própria criança quebre a casca de ovo.
20ª Proposta:
Campo de experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação.
Saberes e conhecimento: Gêneros textuais, seus autores,
características e suportes.
Objetivos de Desenvolvimento e Aprendizagem:
(EI02EF08) Manipular textos e
participar de situações de escuta para ampliar seu contato com diferentes
gêneros textuais (parlendas, histórias de aventura, tirinhas, cartazes de sala,
cardápios, notícias etc.).
●
Apreciar e participar de momentos de contação de histórias realizados de
diferentes maneiras.
Encaminhamento: As professoras recontarão a história “Voa João”
utilizando teatro de sombra, confeccionado previamente pelas mesmas. Após a
contação de história será oferecido para as crianças livros e revistas, para
que possam procurar os personagens que aparecem na história (pássaros, ovos,
escolas, casas, árvores etc).
27ª Proposta: MINHA BRINCADEIRA PREFERIDA
Campo de experiência: Espaço, tempo, quantidades, relações e
transformações.
Saberes e conhecimentos : Agrupamento dos elementos.
Objetivos de Desenvolvimento e Aprendizagem:
(EI02ET07) Contar oralmente
objetos, pessoas,livros,etc.,em contextos diversos.
Encaminhamento: As professoras mandarão para a casa das crianças um questionário,
perguntando para a família a brincadeira e a comida preferida de seu filho,
após a família dar o retorno do questionário as professoras farão um
levantamento de todas as respostas, e farão dois gráficos com as
respostas usando imagens para que as crianças possam compreender melhor. Junto
com as crianças as professoras farão uma leitura do gráfico, contando as
brincadeiras e quantas crianças às escolheram, em seguida toda a sala brincará
aquela mais votada.
28ª Proposta: MINHA COMIDA PREFERIDA
Campo de experiência: O eu, o outro e o nós.
Saberes e conhecimentos :
Confiança e imagem
positiva de si.
Objetivos de Desenvolvimento e Aprendizagem:
(EI02EO02) Demonstrar imagem
positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e
desafios.
- Conhecer sua identidade, seu nome, suas histórias e
suas características
Encaminhamento: As professoras farão uma roda de conversa com
as crianças e apresentarão o gráfico da comida preferida de cada aluno. Farão
uma contagem junto com eles e apresentarão a comida mais votada. Em seguida
junto com as crianças será preparado em sala de aula o prato escolhido. Para
finalizar a atividade de pesquisa, será montado um caderno de receita das
comidas preferidas da sala.
Comentários
Postar um comentário