PLANEJAMENTO  DE ATIVIDADES

CRIANÇAS DE 2 ANOS

1ª Proposta: Contação de história

Campo de Experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação.

Saberes e Conhecimentos: Vocabulário.

Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: (EI02EF04) Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos.

Encaminhamento: Será apresentada para as crianças a história “Meu nome é Zé e o seu qual é?”, utilizando gravuras como apoio. Após a história, serão feitas perguntas para as crianças, para que elas compreendam melhor a história:

  • Quem deu nome ao sapo?
  • Qual foi o nome que o jacaré deu ao sapo?
  • Como era o nome do jacaré?

Logo após, as professoras farão uma roda de conversa onde apresentarão para a sala, os questionários sobre a escolha de seu nome. Explicando que cada nome foi escolhido com muito carinho.

Obs: Será enviado anteriormente para casa do aluno o questionário sobre quem escolheu seu nome.


 



2ª Proposta: Colorindo a letra do meu nome

Campo de Experiência: Corpo, gestos e movimentos.

Saberes e Conhecimentos: Nome próprio e do outro.

Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: (EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.

Encaminhamento: As crianças pintarão com tinta guache ou giz de cera a letra de seu nome. Logo em seguida, as professoras irão colar na parede da sala as letras e pedir que as crianças identifiquem a sua.

 





3ª proposta: A música parou?

Campo de Experiência: Traços, sons, cores e formas.

Saberes e Conhecimentos: Melodias diversas.

 

Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: (EI02TS03) Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.

 

Encaminhamento: Será pintada no solário as primeiras letras do nome de todas as crianças, depois as professoras cantarão a música “O meu nome vou falar” usando algum instrumento musical, e orientarão as crianças a dançarem junto com as professoras e quando parar a música cada criança ficará em cima da letra de seu nome. A brincadeira deve continuar até as crianças perderem o interesse.






4ª Proposta: Varal de letrinha

Campo de Experiência: Corpo, gesto e movimento.

Saberes e Conhecimentos: Os objetos, suas características, propriedades e funções.

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento: (EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.



·         Conhecer e explorar novos objetos, seus usos ou funções.

Encaminhamento: será colocado um varal na sala ou no solário e cada criança será estimulada a usar um prendedor de roupa e colocar a letrinha do seu nome (feita na proposta do dia anterior pelas crianças) no varal, depois que todas colocarem as letrinhas, será pedido que retirem a sua letrinha do varal.

 




5ª Proposta: Circuito

Campo de Experiência: O eu, o outro e o nós.

Saberes e Conhecimentos: Confiança e imagem positiva de si.

Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: (EI02EO02) Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios.

Encaminhamento: Será feito um circuito com obstáculos, onde a criança encontre dificuldades para ultrapassar, mas que consiga chegar até o final, será usado bambolês, colchões, caixas, cadeiras etc., no final dos obstáculos a criança pegará a ficha do seu nome.

 



6ª Proposta: Letrinha com textura

Campo de Experiência: Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.

Saberes e Conhecimentos: Características físicas, propriedades e utilidades dos objetos.

Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: (EI02ET01) Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho).

Encaminhamento: Será apresentado para as crianças várias texturas (algodão, papel fino e grosso, tecidos, etc.), deixando que elas manipulem e explorem. Em seguida, as professoras distribuirão folhas de sulfite com a inicial do nome dos alunos e pedirão que eles escolham uma textura para colar na  letra de seu nome.

 




7ª Proposta: Procurando minha letrinha

Campo de Experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação.

Saberes e conhecimentos: Apreciação gráfica.

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento: (EI02EF09) Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.



·         Manipular revistas, jornais, livros e outros materiais impressos para conhecer diferentes suportes de leitura e escrita.

Encaminhamento: Será mostrado para as crianças a letra inicial de seu nome. Em seguida será dado revistas ou livros para as crianças e com o auxílio das professoras, elas irão procurar a primeira letra de seu nome.

 



8ª Proposta: Minha letrinha

Campo de experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação.

Saberes e conhecimento: Apreciação gráfica.

Objetivos de Desenvolvimento e Aprendizagem: (EI02EF09) Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.

Encaminhamento: Em uma folha a professora fará o nome da criança usando fita crepe, em seguida dará a folha para a criança pintar com tinta guache, após secar, a professora tirará a fita e mostrará o contorno da letrinha para a criança, (a criança poderá tirar a fita com o auxílio da professora).


 


 

 

11ª Proposta: HISTÓRIA

 

Campo de experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação.

 

Saberes e conhecimento: Vocabulário.

 

Objetivos de Desenvolvimento e Aprendizagem: (EI02EF04) Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos.

 

Encaminhamento: As professoras perguntarão para as crianças se elas gostam de vir para a escola e se elas gostam de fazer atividade, em seguida convidarão as crianças a assistirem o desenho “Voa, João” produzido pela MultiRio. Quando o desenho acabar as professoras farão perguntas para as crianças com relação ao desenho, fazendo um paralelo entre o personagem principal e as crianças, depois será disponibilizado folhas de papel sulfite e giz de cera e pedirão que elas façam um desenho representando o que acabaram de assistir.

 

 


 

12ª Proposta: DESCOBRINDO MEUS SENTIMENTOS

 

Campo de experiência: O eu, o outro e o nós.

 

Saberes e conhecimento:  Nome próprio e do outro.

 

Objetivos de Desenvolvimento e Aprendizagem: (EI02EO04) Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.

  • Expressar sensações, sentimentos, desejos e ideias que vivencia e observa no outro por meio de diferentes linguagens

 

Encaminhamento: Será recontada a história “Voa, João!”, usando o livro como apoio, em seguida as professoras conversarão com as crianças sobre os sentimentos do João (personagem principal) falarão sobre o medo e as inseguranças dele, perguntando para as crianças se elas também têm medo e preferem ficar em casa igual o João. Em seguida, mostrarão vários desenhos representando sentimentos e pedirão que cada criança escolha um desses desenhos para  representar o que está sentindo no momento. As professoras farão um cartaz com o nome das crianças ou fotos, e auxiliarão cada criança a colar o desenho de seus sentimentos em frente de seu próprio nome ou foto.

 

      







 

13ª Proposta: BRINCANDO COM A IMAGINAÇÃO

 

Campo de experiência: Corpo, gestos e movimentos.

 

Saberes e conhecimento: Imitação como forma de expressão.

 

Objetivos de Desenvolvimento e Aprendizagem: (EI02CG03) Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações.

 

Encaminhamento: Será retomada a história “Voa, João” usando fantoche de palito. Em seguida, as crianças serão estimuladas a imitarem o “João”, entrando em uma caixa que representa o ovo, em seguida começarão a mexer os braços fazendo de conta que estão batendo as asas como o personagem da história, fazendo movimentos para cima e para baixo com os braços. As professoras poderão explorar outros tipos de movimentos, como pular, saltar, se abaixar etc.

 







 

14ª Proposta: DANÇA DOS PASSARINHOS

 

Campo de experiência: Corpo, gestos e movimentos.

 

Saberes e conhecimento: Imitação como forma de expressão.

 

Objetivos de Desenvolvimento e Aprendizagem: (EI02CG03) Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações.

 

Encaminhamento: As professoras apresentarão para as crianças a música “dança dos passarinhos” e estimularão as crianças a dançarem, fazendo os gestos da música, imitando as professoras.

 


 

15ª Proposta: SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS

 

Campo de experiência: Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.

 

Saberes e conhecimento:   Semelhanças e diferenças entre elementos.

 

Objetivos de Desenvolvimento e Aprendizagem: (EI02ET05) Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.).

Encaminhamento: As professoras farão uma árvore usando papelão, deixarão exposta na sala e disponibilizarão vários desenhos do pássaro joão de barro, com pares de diferentes tamanhos e cores, em seguida pedirão que cada criança cole os pares iguais na árvore. Ex: Maria vamos colocar o pássaro na árvore? Qual você vai pegar? Agora vamos  colar na árvore! Olha o seu pássaro,  é vermelho! Pegue o outro pássaro vermelho igual o que você colou.





 



 

16ª Proposta: CARIMBO DA MÃO

 

Campo de experiência: Corpo, gestos e movimentos

 

Saberes e conhecimento: Suportes, materiais e instrumentos  para desenhar, pintar, folhear.

 

Objetivos de Desenvolvimento e Aprendizagem: (EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar,  pintar, rasgar, folhear, entre outros. 

 

Encaminhamento: As professoras convidarão as crianças a brincarem com tintas, misturando a tinta azul, vermelha e amarela, formando assim a cor marrom. Em seguida, a criança fará a impressão da mão em uma cartolina, e as professoras darão os retoques finais transformando o desenho em um joão de barro. As crianças levarão para casa a pintura.

 






 

17ª Proposta: CASINHA DO JOÃO DE BARRO

 

Campo de experiência: Traços, sons, cores e formas.

 

Saberes e conhecimento: Suportes, materiais, instrumentos e técnicas das Artes Visuais e seus usos.

 

Objetivos de Desenvolvimento e Aprendizagem: (EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.

 

Encaminhamento: As crianças assistirão um vídeo mostrando o canto do joão de barro e como ele faz sua casa. As professoras irão conversar com as crianças sobre o que foi visto no vídeo. Depois as crianças receberão argila ou massinha de modelar e tentarão moldar a casinha do joão de barro. Caso a criança encontre dificuldade, as professoras poderão utilizar algum objeto para moldar a massinha/argila no formato da casinha, como no exemplo abaixo.

 








 

 18ª Proposta: CAÇA AO OVO

 

Campo de experiência: O eu, o outro e o nós.

 

Saberes e conhecimento: Confiança e imagem  positiva de si.

 

Objetivos de Desenvolvimento e Aprendizagem: (EI02EO02) Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios.

 

Encaminhamento: As professoras irão esconder ovos de galinha pelo CMEI ou dentro da sala (os ovos podem ser cozidos ou cru), e orientarão as crianças a procurarem os ovos. Após as crianças encontrarem os ovos, caso os mesmos estejam cozidos, as professoras irão estimular as crianças a descascar os ovos e degustarem. Se os ovos não estiverem cozidos, orientar as crianças a ter cuidado, pois os ovos são frágeis, e podem quebrar.

 


 


 

19ª Proposta: COLAGEM DO OVO

 

Campo de experiência: Corpo, gestos e movimentos.

 

Saberes e conhecimento: Os objetos,suas características, propriedades e funções.

 

Objetivos de Desenvolvimento e Aprendizagem: (EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.

 

Encaminhamento: As professoras relembrarão a história “Voa, João”, em seguida as crianças serão convidadas a fazerem uma colagem individual no desenho do ovo do João, usando pedaços de casca de ovos. Caso seja possível, deixar que a própria criança quebre a casca de ovo.

 


 


 

20ª Proposta: 

 

Campo de experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação.

 

Saberes e conhecimento:  Gêneros textuais, seus autores, características e suportes.

 

Objetivos de Desenvolvimento e Aprendizagem: (EI02EF08) Manipular textos e participar de situações de escuta para ampliar seu contato com diferentes gêneros textuais (parlendas, histórias de aventura, tirinhas, cartazes de sala, cardápios, notícias etc.).

 ●    Apreciar e participar de momentos de contação de histórias realizados de diferentes maneiras.

Encaminhamento: As professoras recontarão a história “Voa João” utilizando teatro de sombra, confeccionado previamente pelas mesmas. Após a contação de história será oferecido para as crianças livros e revistas, para que possam procurar os personagens que aparecem na história (pássaros, ovos, escolas, casas, árvores etc).






 

27ª Proposta: MINHA BRINCADEIRA PREFERIDA

 

Campo de experiência: Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.

 

Saberes e conhecimentos : Agrupamento dos elementos.

 

Objetivos de Desenvolvimento e Aprendizagem: (EI02ET07) Contar oralmente objetos, pessoas,livros,etc.,em contextos diversos. 

 

Encaminhamento:  As professoras mandarão para a casa das crianças um questionário, perguntando para a família a brincadeira e a comida preferida de seu filho, após a família dar o retorno do questionário as professoras farão um levantamento de todas as respostas, e farão dois  gráficos com as respostas usando imagens para que as crianças possam compreender melhor. Junto com as crianças as professoras farão uma leitura do gráfico, contando as brincadeiras e quantas crianças às escolheram, em seguida toda a sala brincará aquela mais votada.

 


 



 

28ª Proposta: MINHA COMIDA PREFERIDA

 

Campo de experiência: O eu, o outro e o nós.

 

Saberes e conhecimentos :   Confiança e imagem  positiva de si.

 

Objetivos de Desenvolvimento e Aprendizagem: (EI02EO02) Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios.

  • Conhecer sua identidade, seu nome, suas histórias e suas características

 

Encaminhamento: As professoras farão uma roda de conversa com as crianças e apresentarão o gráfico da comida preferida de cada aluno. Farão uma contagem junto com eles e apresentarão a comida mais votada. Em seguida junto com as crianças será preparado em sala de aula o prato escolhido. Para finalizar a atividade de pesquisa, será montado um caderno de receita das comidas preferidas da sala.

 










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - A GALINHA CHOCA

A GALINHA CHOCA PARA IMPRIMIR E PINTAR