SEQUÊNCIA DIDÁTICA - A GALINHA CHOCA
OBSERVAÇÃO: ESTA SEQUÊNCIA DIDÁTICA FOI ELABORADA PARA SER REALIZADA PELOS PAIS, O MATERIAL FOI MANDADO PARA A CASA DA CRIANÇA
ATIVIDADE 1- LITERATURA “A GALINHA CHOCA” E BRINCADEIRA COM FANTOCHE
Campo de Experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação
Saberes e conhecimentos: Patrimônio cultural e literário
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimentos: (EI02EF03) Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto-leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita).
Encaminhamento: O familiar deverá contar a história “ A galinha Choca” de Mary França e Eliardo França, utilizando o livro impresso enviado no material, sempre mostrando as ilustrações para as crianças. Em seguida, deixar a criança manipular o material para relembrar partes da história e logo após, entregar um fantoche de galinha (personagem principal da história) e estimular para que a criança reconte a história, interaja e brinque com o mesmo.
Obs: O fantoche foi feito de TNT
ATIVIDADE 2- CAÇA AOS OVOS
Campo de Experiência: Corpo, gestos e movimentos
Saberes e conhecimentos: Orientação espacial
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimentos: (EI02CG02) Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora, etc.,ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas.
Encaminhamento: O familiar deverá escolher um ambiente interno ou externo da casa para realizar a atividade de caça aos ovos. Em seguida, pegar ovos de papel de dentro de um envelope, esconder um a um em lugares variados. A brincadeira consiste em dar dicas e comandos para que a criança encontre todos os ovos escondidos.
ATIVIDADE 3- PAREAMENTO DAS CORES
Campo de Experiência: Espaço, tempo, quantidades, relações
e transformações
Saberes e conhecimentos: Medidas padronizadas e não padronizadas de comprimento e massa
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimentos: (EI02ET05)
Classificar objetos, considerando determinado atributo
(tamanho, peso, cor, forma etc.).
Encaminhamento: As crianças irão receber em seus materiais,
uma caixa de ovo, onde cada espaço deverá estar
marcado com uma cor. Receberá também junto a esse material bolinhas “ovos” nas mesmas cores da caixa de ovo.
O adulto deverá orientar a criança a colocar cada bolinha no espaço da cor correspondente.
ATIVIDADE 4- JOGO DA MEMÓRIA
Campo de Experiência: Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações
Saberes e conhecimentos: Animais, suas características e seus modos de vida.
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimentos: (EI02ET03) Compartilhar, com outras crianças, situações de cuidado de plantas e animais nos espaços da instituição e fora dela.
Identificar, pela exploração e observação, características que diferenciam os seres vivos de outros elementos e materiais de seu meio.
Encaminhamento: Na brincadeira do jogo da memória, cada criança irá receber cartões em formato de ovos, nos quais haverão figuras de três pares de animais que nascem de ovos. O adulto deverá virar todos os cartões com as imagens para baixo, misturas e mediar para que a criança vá virando os cartões um a um de modo a encontrar os pares. Aproveitar esse momento para conversar com a criança que além da galinha, outros animais botam e nascem dos ovos.
ATIVIDADE 5- PINTINHO NO NINHO
Campo de Experiência: O eu, o outro e o nós
Saberes e conhecimentos: Próprio corpo e suas possibilidades motoras sensoriais, expressivas
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimentos: (EI02EO02) Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios.
Encaminhamento: As crianças irão receber em seus materiais alguns palitos com ponteiras de pintinhos e um potinho com perfurações que irá representar o ninho. O objetivo da atividade é que por meio da atenção e coordenação motora fina a criança consiga colocar cada pintinho no ninho, ou seja, encaixar cada palito em uma perfuração do pote.
OBS: OS PINTINHOS FORAM FEITOS COM LÃ, OS OLHINHOS FORAM COMPRADOS E O BIQUINHO FEITO COM FELTRO
ATIVIDADE 6- OBRA DE ARTE
Campo de Experiência: Traços, sons, cores e formas
Saberes e conhecimentos: Estratégias de apreciação estética
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimentos: (EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
Encaminhamento: O responsável entregará um pratinho de papelão para a criança e auxiliará ela a colar palha no pratinho, confeccionando assim o ninho da galinha. Em seguida, ensinará a criança a fazer uma dobradura simples de galinha e colar no ninho. Ao final, essa atividade irá compor um quadro decorativo, o qual a criança irá escolher um espaço da casa para expor.
ATIVIDADE 7- CONHECENDO O OVO DA GALINHA.
Campos de Experiências: O Eu, O Outro e o Nós
Saberes e Conhecimentos: Patrimônio material e imaterial.
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: Compartilhar objetos e espaços com crianças e professores(as) manifestando curiosidade e autonomia.
Encaminhamento: Explique para a criança que os ovos que a galinha bota, também servem de alimento e são muito nutritivos. Depois separe alguns ovos para cozinhar. Com a criança lavem bem os ovos, coloque em uma panela e cubra com água fria, levando ao fogo para cozinhar. Quando estiverem cozidos, deixar esfriar. Assim que os ovos estiverem frios, pedir para a criança descascar os ovos. Você pode começar descascando para mostrar como fazer. Depois é a vez dela. Nesse momento você pode explorar a textura do ovo, o cheiro, as cores da gema e da clara e depois é só saborear.
Comentários
Postar um comentário