Planejamento 3º Bimestre



  

  
 CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL AMAS
UNIDADE TEMÁTICA:
CANTAR, BRINCAR E CONTAR HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

                
                    3º - BIMESTRE
PERÍODO:  23/07  Á  28/09
EDUCADORAS: ELISÂNGELA, ECLÉSIA, MARLEIDE                                                                     
                
               ANO LETIVO:  2012                 
                 UNIDADE TEMÁTICA:
Cantar, Brincar e Contar História na Educação Infantil.
             
                OBJETIVO GERAL:
Possibilitar aprendizagem por meio de situações lúdicas envolvendo cantigas, brincadeiras e contação de história.



OBJETIVO ESPECÍFICO:

- Comunicar e expressar desejos e necessidades nas ações cotidianas.
- Estimular as condutas motoras de base: pular com um pé só, subir e descer, lanças objetos e apanhar.
- Promover observação do próprio corpo por meio do espelho e na interação com o outro.
- Promover contato orientado pelo professor com diferentes materiais.
- Estimular a leitura de livros de literatura pelo professor com apoio de recursos;
- Promover contato com a escrita: especialmente o nome:
- Realizar observação e comentário oral sobre imagens diversas com o auxílio do professor.
- Participar de situações que interagem música e movimentos corporais;
- Apresentar diversas canções para as crianças;
- Participar de brincadeiras envolvendo cantigas de roda.
- Adquirir noção de lado, frente, atrás, em cima, embaixo, por peio de situações lúdicas;
- Participar de atividades que envolvam empilhar, rolar e encaixar.
- Estimular hábitos de higiene ( escovação, banho, aparência pessoal...)

                
              



1ª Semana

Eixo: Movimento
Objetivo: Estimular os movimentos corporais.
Conteúdo: Estímulo a condutas motoras de base.
Atividade: Na sala a professora organizará uma corrida de obstáculo, onde as crianças deverão passar por baixo de uma mesa, por cima de um colchão e por dentro de um bambolê ao terminar a corrida deverá cumprimentar o próximo colega pegando em sua mão e dizendo boa sorte.


Eixo: Identidade
Objetivo: Identificação do nome e sobrenome.
Conteúdo: Expressar desejos e necessidades nas ações cotidianas.
Atividade: As educadoras confeccionarão dois painéis, um com o nome dos meninos e seu sobrenome e outro com o nome das meninas e seu sobrenome, o painel será usado como chamada no dia a dia.


Eixo: Música
Objetivo: Apresentar diversas canções para as crianças.
Conteúdo: Apresentação de diversas canções para as crianças.
Atividade: As educadoras apresentarão para as crianças o vídeo da música “Todas as coisas tem nome” de toquinho após assistirem o vídeo as educadoras estimularão as mesmas a cantarem a música e fazerem gestos.
 

Eixo: Arte
Objetivo: Estimular a exploração de diferentes tipos de materiais.
Conteúdo: Contato orientado pelo professor com diferentes materiais ( tinta guache e giz de cera ).
Atividade: As educadoras junto com as crianças confeccionarão um painel referente a música Todas as pessoas tem nome de Toquinho


Eixo: Natureza e sociedade
Objetivo: Estimular o paladar.
Conteúdo: Conhecimento de alguns tipos de legumes e vegetais.
Atividade: As educadoras levarão para a sala um rabanete, após mostrar para as crianças e falarem de seus benefícios,  cortarão em pedaços pequenos e darão para que elas degustarem, estimulando o paladar das mesmas.
                                       2ª Semana


Eixo: Arte
Objetivo: Estimular o contato com diferentes materiais.
Conteúdo: Promover contato orientado pelo professor com diferentes materiais, ( papel, tecido, canudo ).
Atividade: As educadoras juntamente com as crianças confeccionarão um livreto da música todas as coisas tem nome.


Eixo: Linguagem oral e escrita
Objetivo: Estimular o gosto pela poesia.
Conteúdo: Estimular a leitura de poesias pelo professor com apoio de recursos.
Atividade: As educadoras recitarão para as crianças a poesia Pessoas são diferentes, após estimularão as mesmas a recitar.


Eixo: Movimento
Objetivo: Estimular a conduta motora de base: engatinhar e pular.
Conteúdo: Estimulo a conduta motora de base.
Atividade: As educadoras estimularão as crianças a passarem por baixo de uma corda alta e uma corda muito baixa estimulando os movimentos corporais.e a noção de altura.


Eixo: Matemática
Objetivo: Adquirir noções de igual e diferente, por meio de situações lúdicas.
Conteúdo: Noção de semelhança e diferença.
Atividade: As educadoras levarão para sala imagens da poesia Pessoas são diferentes, após mostrar as imagens pedirão para as crianças individualmente indicarem as semelhanças e diferenças entre as imagens.


Eixo: Natureza e sociedade
Objetivo: Estimular hábitos de higiene.
Conteúdo: Apresentação dos hábitos de higiene.
Atividade: As educadoras farão cartazes mostrando como devemos nos comportar na mesa do jantar. Ex: Lavar as mãos antes do almoço, não derramar comida na mesa, não falar com a boca cheia, etc..


3ª Semana

Eixo: Arte
Objetivo: Estimular o contato da criança para os diferentes materiais.
Conteúdo: Contato orientado pelo professor com diferentes materiais.
Atividade: As educadoras juntamente com as crianças confeccionarão um livreto referente as suas características físicas, como altura, peso, cabelos, etc...


Eixo: movimento
Objetivo: Estimular os movimentos corporais.
Conteúdo: Observação do próprio corpo e interação com o outro.
Atividade: As educadoras organizarão um desfile de modas, conforme a criança irá desfilando a professora vai mencionando suas características físicas.


Eixo: Linguagem oral e escrita
Objetivo: Identificação do nome e sobrenome.
Conteúdo: Contato com a escrita: especialmente o nome.
Atividade: As educadoras posicionarão as crianças no tapete em roda, após estimularão as crianças a pegarem o cartão com seu nome e sobrenome que estará no meio da roda, uma de cada vez. Em seguida as crianças trocarão de cartão entre si, para que logo em seguida tente encontrar o cartão com seu nome e sobrenome.


Eixo: identidade
Objetivo: Comunicar e expressar desejos e necessidades nas ações cotidianas.
Conteúdo: Comunicação e expressão de seus desejos e necessidades nas ações cotidianas.
Atividade: As educadoras confeccionarão o jogo das emoções, contendo várias carinhas demonstrando raiva, alegria, tristeza, etc. As crianças irão demonstrar por meio dos cartões como estão se sentindo no momento.


Eixo: Natureza e sociedade
Objetivo: Estimular a socialização e o contato com o outro.
Conteúdo: Estimulação da socialização.
Atividade: As educadoras sentarão as crianças no tapete em seguida escolherão uma criança e vendarão seus olhos, após estimularão a mesma a identificar os coleguinhas utilizando o tato. A atividade deverá se repetir até que todos possam ter participado. Estimulando o tato de todos.
                              4ª Semana
                   
Eixo: Linguagem oral e Escrita.
Objetivo: Realizar observação e comentário oral sobre a família.
Conteúdo: Observação e comentário oral sobre a família.
Atividade: As educadoras farão uma roda de conversa com as crianças, onde estimularão as mesmas a falarem sobre seus pais.


Eixo: Movimento
Objetivo: Estimular as condutas motoras de base.
Conteúdo: Estímulo as condutas de base.
Atividade: As educadoras  ajudarão as crianças a se caracterizarem de Papai, usando calça, gravata, chapéu, sapato de adulto.


Eixo: Música.
Objetivo: Apresentação de canções para o Papai.
Conteúdo: Apresentar para as crianças canções em homenagem ao dia dos Pais.
Atividade: As educadoras apresentarão para as crianças músicas em homenagem ao dia dos Pais, em seguida estimularão as mesmas a cantarem.


Eixo: Artes
Objetivo: Promover contato orientado pelo professor com diferentes materiais.
Conteúdo: Contato orientado pelo professor com diferentes materiais.
Atividade: As educadoras estimularão as crianças a confeccionar um painel referente ao dia dos Pais, utilizando figuras de revistas.


Eixo: Matemática
Objetivo: Adquirir noção de lado, por meio de situações lúdicas.
Conteúdo: Noção de lado, por meio de situações lúdicas.
Atividade: As educadoras confeccionarão um quebra-cabeça de duas peças, com imagens de Pais, após pedirão para as crianças montarem.
CEN CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTI

                                      5ª Semana

Eixo: Música
Objetivo: Apresentar diversas canções folclóricas para as crianças.
Conteúdo: Apresentação de diversas canções folclóricas.
Atividade: As educadoras apresentarão para as crianças a musica do Saci-Pererê, após estimularão as mesmas a cantarem junto com as educadoras. Estimulando a audição e a oralidade.


Eixo: Linguagem Oral e Escrita
Objetivo: Estimular a leitura de livros de literatura pelo professor com apoio de recursos.
Conteúdo: Leitura de livros de literatura pelo professor com apoio de recursos.
Atividade: As educadoras contarão a história do Saci-Pererê para as crianças, usando livros como apoio. Estimulando a visão.


Eixo: Artes Visuais
Objetivo: Promover contato orientado pelo professor com diferentes materiais.
Conteúdo: Contato orientado pelo professor com diferentes materiais.
Atividade: As educadoras estimularão as crianças a fazerem uma colagem do Saci-Pererê, estimulando a visão e os movimentos corporais.


Eixo: Identidade
Objetivo: Estimular o olfato.
Conteúdo: Conhecer as partes do corpo.
Atividade: As educadoras confeccionarão saquinhos de TNT com diferentes cheiros, após estimularão as crianças a cheirarem, estimulando o olfato.


Eixo: Matemática
Objetivo: Estimular a noção de igualdade e diferença.
Conteúdo: Estimulo a noção de igualdade e diferença.
Atividade: As educadoras confeccionarão uma caixa surpresa, onde colocarão duas imagens iguais de cada personagem folclórico, após pedirão para as crianças tirarem duas peças e verem se são os pares, caso não seja, devem recolocar na caixa e passar a vez para o colega.


                                      6ª Semana


Eixo: Identidade e autonomia
Objetivo: Comunicar e expressar desejos e necessidades nas ações cotidianas.
Conteúdo: Comunicação e expressão de seus desejos e necessidades nas ações cotidianas.
Atividade: As educadoras distribuirão revistas para as crianças e pedirão que as mesmas procurem imagens de famílias, após compararão as imagens com os componentes de suas famílias. Estimulando a identidade familiar.


Eixo: Linguagem Oral e Escrita
Objetivo: Estimular a leitura de livros de literatura pelo professor com apoio de recursos.
Conteúdo: Leitura de livros de literatura pelo professor com apoio de recursos.
Atividade: As educadoras usarão fantoches da família e criarão uma história para as crianças enfatizando os laços familiares.


Eixo: Artes Visuais
Objetivo: Promover contato orientado pelo professor com diferentes materiais.
Conteúdo: Contato orientado pelo professor com diferentes materiais.
Atividade: As educadoras estimularão as crianças a colarem as imagens de famílias encontradas anteriormente em um sulfite, reforçando laços familiares.


Eixo: Natureza e Sociedade
Objetivo:  Estimular a socialização.
Conteúdo: Estímulo a socialização.
Atividade: As educadoras pedirão para as crianças trazerem de casa rótulos dos alimentos mais consumidos por sua família, após apresentar cada rótulo para as crianças, usarão os mesmos para fazerem um painel.


Eixo: Movimento
Objetivo: Estimular os movimentos corporais.
Conteúdo: Estímulo a conduta de base.
Atividade: As educadoras confeccionarão bilboquê, após darão para as crianças decorarem usando tinta guache, depois de prontos as educadoras ensinarão as crianças a brincarem. Estimulando os movimentos corporais.
7ª Semana

Eixo: Linguagem Oral e Escrita
Objetivo: Realizar observação e comentário oral sobre imagens diversas.
Conteúdo: Observação oral e comentário sobre imagens diversas.
Atividade: As educadoras farão uma roda de conversa com as crianças onde mostrarão vários animais e suas casas, após pedirão para as crianças descreverem suas próprias casas.


Eixo: Artes Visuais
Objetivo: Promover contato orientado pelo professor com diferentes materiais.
Conteúdo: Contato orientado pelo professor com diferentes materiais.
Atividade: As educadoras conversarão com as crianças sobre a necessidade de termos uma casa, após darão para as mesmas pintarem a imagem de uma casa usando giz de cera colorido.


Eixo: Musica
Objetivo: Apresentar diversas canções para as crianças.
Conteúdo: Apresentação de diversas canções para as crianças.
Atividade: As educadoras levarão para a sala o vídeo da musica “A Casa” após apresentar para as crianças estimularão as mesmas a cantarem a musica.


Eixo: Matemática
Objetivo: Adquirir noções de cores por meio de situações lúdicas.
Conteúdo: Noções de cores por meio de situações lúdicas.
Atividade: As educadoras confeccionarão casinhas coloridas de caixa de leite, após darão para as crianças estimulando a noção de cores.


Eixo: Movimento
Objetivo: Estimular as condutas motoras de base.
Conteúdo: Estímulo a conduta motora de base.
Atividade: As educadoras desenharão no chão da sala varias casinhas após estimularão as crianças a brincarem de entrar e sair delas, quando a professora disser está chovendo todas entram na casinha quando disser já parou todas saem, estimulando os movimentos corporais das crianças e a noção de dentro e fora.  


                                 8ª Semana
Eixo: Matemática
Objetivo: Adquirir noções de cores por meio de situações lúdicas.
Conteúdo: Noções de cores por meio de situações lúdicas.
Atividade: As educadoras confeccionarão um jogo da memória, contendo imagens de casas coloridas ( azul,amarelo,verde), após jogarão com as crianças, estimulando a noção de cores.


Eixo: Linguagem Oral e Escrita
Objetivo: Estimular o gosto pela poesia.
Conteúdo: Promover o contato com a poesia.
Atividade: As educadoras recitaram para as crianças a poesia “Minha Casa” de Renato Ramos, após confeccionarão um painel referente a poesia.


Eixo: Movimento
Objetivo: Estimular as condutas motoras de base.
Conteúdo: Estímulo as condutas motoras de base.
Atividade: Com a assistência das educadoras as crianças brincarão de cabra-cega, estimulando desta forma o tato, os movimentos corporais e a audição.


Eixo: Música
Objetivo: Apresentar diversas canções para as crianças.
Conteúdo: Apresentação de diversas canções para as crianças.
Atividade: As educadoras levarão para a sala um CD com músicas indígenas  para que as crianças possam conhecer e apreciar, estimulando desta forma a audição das mesmas.


Eixo: Natureza e Sociedade
Objetivo: Apresentar diversas canções para as crianças
Conteúdo: Apresentação de diversas canções para as crianças.
Atividade: As educadoras levarão para a sala um recipiente com sal e um com açúcar, após apresentar e falar sobre eles para as crianças, irão pedir para que elas provem e identifiquem cada um deles.




9ª Semana

Eixo: Natureza e Sociedade
Objetivo: Estimular a socialização das crianças
Conteúdo: Estimulação da socialização das crianças.
Atividade: As educadoras organizarão um piquenique com as crianças, onde estimularão a socialização das mesmas.


Eixo: Movimento
Objetivo: Estimular a conduta motora de base.
Conteúdo: Estímulo a conduta motora de base.
Atividade: As educadoras colocarão o CD com a  musica “Minha Família” onde estimularão as crianças a dançarem ao som do CD.


Eixo: Matemática
Objetivo: Adquiri noção de grande, pequeno e médio.
Conteúdo: Noção de grande, pequeno e médio.
Atividade: As educadoras contarão a história de “Pete Procura a Chave” estimulando desta forma a noção de grande, pequeno e médio.


Eixo: Linguagem oral e escrita
Objetivo: Realizar observação e comentário oral.
Conteúdo: Observação e comentário oral de imagens diversas.
Atividade: As educadoras confeccionarão fantoches da história Pet procura a chave, após relembrar a história darão para as crianças recontar a história estimulando a oralidade.


Eixo: Música
Objetivo: Apresentar diversas canções para as crianças.
Conteúdo: Apresentação de diversas canções para as crianças.
Atividade: As educadoras colocarão o cd de palavra cantada com a música irmãozinho para as crianças ouvirem, após perguntarão quem tem um irmãozinho e qual o nome dele. Estimulando a audição e reforçando os laços familiares.

                                                                                                                                                                                         
                                10ª  Semana

Eixo: Música
Objetivo: Apresentar diversas canções para as crianças.
Conteúdo: Apresentação de diversas canções para as crianças.
Atividade:  As educadoras colocarão CD do grupo Palavra Cantada com a música” Eu”para as crianças ouvirem.


Eixo: Matemática
Objetivo: Adquirir noção de cumprimento, por meio de situações lúdicas.
Conteúdo: Noções de tamanho por meio de situações lúdicas.
Atividade: As educadoras marcarão o chão com fita colorida, dois caminhos um comprido e um curto onde as crianças andarão encima para ver quem chega primeiro.


Eixo: Artes Visuais
Objetivo: Promover contato orientado pelo professor com diferentes materiais.
Conteúdo: Contado orientado pelo professor com diferentes materiais, tinta e esponja.
Atividade: As educadoras juntamente com as crianças confeccionarão um painel referente a família, as crianças decorarão o painel com carimbo de coração feito com tinta e esponja.


Eixo: Linguagem Oral e Escrita
Objetivo: Realizar observação oral sobre sua família.
Conteúdo: Observação oral e comentário sobre a família.
Atividade: As educadoras farão uma roda de conversa com as crianças onde estimularão a falarem sobre suas famílias.


Eixo: Movimento
Objetivo: Estimular a conduta motora de base.
Conteúdo: Estímulo a conduta motora de base.
Atividade: As educadoras juntamente com as crianças dramatizarão a musica “Eu” de Palavra Cantada.




                 A Família

Música Infantil Gospel
Composição: Ivanize Dias
Em nossa casa, juntos vivemos
Eu, meu pai, minha mãe e meus irmãos
Assim formamos uma família
Eu, meu pai, minha mãe e meus irmãos
Que bom presente jesus nos deu
Um lar pra gente se abrigar
É a família o melhor lugar
Pra se aprender a amar
Sempre juntinhos, nos ajudamos
Eu, meu pai, minha mãe e meus irmãos
Ao deus do céu agradecemos
Eu, meu pai, minha mãe e meus irmãos.



     Gente Tem Sobrenome Toquinho

Todas as coisas tem nome
Casa, janela e jardim
Coisas nao tem sobrenome
Mas a gente sim
Todas as flores tem nome
Rosa, camelia e jasmim
Flores nao tem sobrenome
Mas a gente sim
O Chico e Buarque, Caetano e Veloso
O Ari foi Barroso tambem
E tem os que sao Jorge, tem o Jorge Amado
Tem outro que e o Jorge Ben
Quem tem apelido, Dede, Zacarias
Mussum e a Fafa de Belem
Tem sempre um nome e depois do nome
Tem sobrenome tambem
Todo brinquedo tem nome
Bola, boneca e patins
Brinquedos nao tem sobrenome
Mas a gente sim
Coisas gostosas tem nome
Bolo, mingau e pudim
Doces nao tem sobrenome
Mas a gente sim
Renato e Aragao, o que faz confusao
Carlitos e o Charles Chaplin
E tem o Vinicius, que era de Moraes
E o Tom Brasileiro e Jobim
Quem tem apelido, Zico, Maguila
Xuxa, Pele e He-man
Tem sempre um nome e depois do nome
Tem sobrenome tambem

               Irmãozinho
Palavra Cantada


Mamãe vai me dar um irmãozinho
Estou contente
Que bom
Meu pai diz que é ruim ficar sozinho
E tudo que é meu será dos dois
Até a mamãe e o papai de nós dois
Mamãe vai me dar um irmãozinho
Estou contente
Que bom
O nosso apartamento é pequeno
E o meu quarto é pequenininho
Então papai e mamãe me disseram
Dá-se um jeito
Que vale? O que importa? Que o filho já tá quase batendo na porta!
Vai pegar meus brinquedos!
Mamãe vai me dar um irmãozinho
Estou contente
Que bom
Até que é bom ficar sozinho
Não sei porque o papai diz que é ruim
O que é ruim pra ele, é bom pra mim
Perguntei se pelo menos ele vai saber que eu sou sua irmã
Responderam que não... vou ter que esperar...













          NA MINHA CASA É ASSIM...

Na minha casa é assim...
Quando amanhece o dia
Na minha casa é assim...
Enquanto um mostra preguiça,
o outro sorri para mim...
Me ponho logo a chamar
É hora de ir pra escola
Docemente vou "brigando"
Prá que ninguém perca a hora.
Começa o alvoroçar
do corre - corre na casa.
Tênis, toalha, uniforme...
-Manhê ! você vem me ajudar !?
Preparo o café bem quentinho
O leite, a manteiga e o pão
Comam todos com jeitinho...
Mas antes, uma oração.
Com um beijinho um se despede
O outro diz: - Vai com Deus
Não canso de agradecer
Isso tudo que Deus me deu.







          Pessoas são diferentes

São duas crianças lindas
Mas são muito diferentes!
Uma é toda desdentada,
A outra é cheia de dentes...
Uma anda descabelada,
A outra é cheia de pentes!
Uma delas usa óculos,
E a outra só usa lentes.
Uma gosta de gelados,
A outra gosta de quentes.
Uma tem cabelos longos,
A outra corta eles rentes.
Não queira que sejam iguais,
Aliás, nem mesmo tentes!
São duas crianças lindas,
Mas são muito diferentes!
    Ruth Rocha

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - A GALINHA CHOCA

A GALINHA CHOCA PARA IMPRIMIR E PINTAR