2º Bimestre


CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL 
UNIDADE  TEMÁTICA:  UM MERGULHO NO BRINCAR: DESAFIOS E APRENDIZAGENS.

                              BERÇÁRIO    B

                                 2º BIMESTRE       
                      PERÍODO:  02/05  Á  03/07

EDUCADORAS:  ELISÂNGELA, ECLÉSIA, MARLEIDE
                 ANO LETIVO:  2012
UNIDADE TEMÁTICA:  UM MERGULHO NO BRINCAR: DESAFIOS E APRENDIZAGENS.
              OBJETIVO GERAL: 
PROPICIAR A APRENDIZAGEM POR MEIO DE BRINCADEIRAS, CANTIGAS, BRINQUEDOS E FAZ DE CONTA, SUPERANDO OS DESAFIOS COTIDIANOS LUDICAMENTE.
          OBJETIVO ESPECÍFICO:
-COMUNICAR E EXPRESSAR DESEJOS E NECESSIDADES NAS AÇÕES COTIDIANAS.
-ESTIMULAR AS CONDUTAS MOTORAS DE BASE: PULAR COM UM PÉ SÓ, SUBIR E DESCER, LANÇAR OBJETOS E APANHAR.
-PROMOVER OBSERVAÇÃO DO PRÓPRIO CORPO POR MEIO DE ESPELHO E NA INTERAÇÃO COM OUTRO.
-PROMOVER CONTATO ORIENTADO PELO PROFESSOR COM DIFERENTES MATERIAIS.
-ESTIMULAR A LEITURA DE LIVROS DE LITERATURA PELO PROFESSOR COM APOIO DE RECURSOS.
-PROMOVER CONTATO COM A ESCRITA: ESPECIELMENTE O NOME.
-REALIZAR OBSERVAÇÃO E COMENTÁRIO ORAL SOBRE IMAGENS DIVERSAS COM AUXÍLIO DO PROFESSOR.
-PARTICIPAR DE SITUAÇÕES QUE INTEGREM MÚSICA E MOVIMENTOS CORPORAIS.
-APRESENTAR DIVERSAS CANÇÕES PARA AS CRIANÇAS.
-PARTICIPAR DE BRINCADEIRAS ENVOLVENDO CANTIGAS DE RODA.
-PARTICIPAR DE ATIVIDADES QUE ENVOLVAM, ROLAR, EMPILHAR E ENCAIXAR.
-ADQUIRI NOÇÕES DE LADO, FRENTE, ATRÁS, EM CIMA, EMBAIXO, POR MEIO DE SITUAÇÕES LÚDICAS.
-ESTIMULAR HÁBITOS DE HIGIENE ( ESCOVAÇÃO, BANHO, APARÊNCIA PESSOAL...)
                 
                1ª SEMANA
 CONHECIMENTO DO MUNDO

CONTEÚDO: IDENTIDADE E AUTONOMIA. COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO DE SEUS DESEJOS E NECESSIDADES NAS AÇÕES COTIDIANAS.
OBJETIVO:  ESTIMULAR A SOCIALIZAÇÃO E VISÃO.
 ATIVIDADE: AS EDUCADORAS POR MEIO DE UMA FITA MÉTRICA, MEDIRÃO AS CRIANÇAS, APÓS COLOCARÃO SUA FOTO AO LADO DE SUA MEDIDA, INDICANDO SUA ALTURA.


CONTEÚDO: MOVIMENTO: ESTÍMULO DA CONDUTA  MOTORA DE BASE: SUBIR E DESCER.
OBJETIVO: ESTIMULAR OS MOVIMENTOS CORPORAIS.
ATIVIDADE: AS EDUCADORAS ESTIMULARÃO AS CRIANÇAS A PASSAREM POR BAIXO DO ESCORREGADOR E SUBIR O MESMO, ESTIMULANDO SEUS MOVIMENTOS CORPORAIS.


CONTEÚDO: ARTES VISUAIS. CONTATO ORIENTADO PELO PROFESSOR COM DIFERENTES MATERIAIS ( TINTA GUACHE E GIZ DE CERA.)
OBJETIVO:  ESTIMULAR A SOCIALIDADE, ORALIDADE E OS SENTIDOS.
ATIVIDADE: AS EDUCADORAS ESTIMULARÃO AS CRIANÇAS A FAZEREM UMA MARGARIDA UTILIZANDO FORMINHAS DE DOCE, SEU CÁULE COM TINTA GUACHE COM AS IMPRESSÕES DOS DEDOS.


CONTEÚDO: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA. LEITURA DE LIVROS DE LITERATURA PELO PROFESSOR COM APOIO DE RECURSOS.
OBJETIVO:  ESTIMULAR A ORALIDADE  E O CAMPO VISUAL.
ATIVIDADE: AS EDUCADORAS CONTARÃO PARA AS CRIANÇAS UMA HISTÓRIA UTILIZANDO O LIVRO, “ACONTECEU COM A MARGARIDA”, COMO APOIO.



CONTEÚDO: MÚSICA. APRESENTAÇÃO DE DIVERSAS CANÇÕES PARA AS CRIANÇAS.
OBJETIVO:  ESTIMULAR OS MOVIMENTOS CORPORAIS.
ATIVIDADE: AS EDUCADORAS CANTARÃO JUNTAMENTE COM AS CRIANÇAS A MÚSICA, “APARECEU A MARGARIDA” 


2ª SEMANA
CONHECIMENTO DO MUNDO

CONTEÚDO: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA. ESTIMULAR A  LEITURA DE LIVROS DE LITERATURA, PELO PROFESSOR.
OBJETIVO: ESTIMULAR A ORALIDADE, VISÃO E SOCIALIZAÇÃO.
ATIVIDADE: AS EDUCADORAS CONTARÃO PARA AS CRIANÇAS A HISTÓRIA, “OS SETE CABRITINHOS”, UTILIZANDO GRAVURAS.


CONTEÚDO: ARTES VISUAIS. PROMOVER CONTATO ORIENTADO PELO PROFESSOR COM DIFERENTES MATERIAIS.
OBJETIVO: ESTIMULAR A SOCIALIZAÇÃO E  DOS SENTIDOS.
ATIVIDADE: AS EDUCADORAS ESTIMULARÃO AS CRIANÇAS A FAZEREM A IMPRESSÃO DOS DEDOS EM UM RECPIENTE DE VIDRO, APÓS UTILIZARÃO OS MESMOS PARA PRESENTIAR A MAMÃE.


CONTEÚDO: MÚSICA. : APRESENTAÇÃO DE DIVERSAS CANÇÕES PARA AS CRIANÇAS
OBJETIVO: ESTIMULAR A  ORALIDADE  E A  SOCIALIZAÇÃO.
ATIVIDADE:  AS EDUCADORAS JUNTAMENTE COM AS CRIANÇAS CANTARÃO A MÚSICA, “ MAMÃE  É UMA ROSEIRA”.


CONTEÚDO: MATEMÁTICA. EXPLORAR ATIVIDADES QUE ENVOLVAM DESLOCAMENTO DE MEMBROS PARA A DIREITA E PARA ESQUERDA
OBJETIVO:.ESTIMULAR OS MOVIMENTOS  CORPORAIS DA CRIANÇA.
ATIVIDADE: AS EDUCADORAS ESTIMULARÃO AS CRIANÇAS A CHUTAREM A BOLA ATÉ UM ALVO, COM O PÉ DIREITO E COM O PÉ ESQUERDO.



CONTEÚDO: NATUREZA E SOCIEDADE. ESTIMULAR HÁBITOS DE HIGIENE.
OBJETIVO: ESTIMULAR OS CUIDADOS COM O CORPO.
ATIVIDADE: AS EDUCADORAS EXPLICARÃO PARA AS CRIANÇAS A IMPORTÂNCIA DE LAVAR AS MÃOS  ANTES DAS REFEIÇÕES, APÓS LEVARÃO AS MESMAS PARA O BANHEIRO E FARÃO A DEMONSTRAÇÃO PRÁTICA.

3ª SEMANA
CONHECIMENTO DO MUNDO

CONTEÚDO: MOVIMENTO. ESTIMULAR A CONDUTA MOTORA DE BASE.
OBJETIVO:  ESTIMULAR OS MOVIMENTOS CORPORAIS E A SOCIALIZAÇÃO.
ATIVIDADE: AS EDUCADORAS ESTIMULARÃO AS CRIANÇAS A BRINCAREM DE GANGORRA, POSCIONANDO-SE SENTADAS UMA DE FRENTE Á OUTRA DE MÃOS DADAS.


CONTEÚDO:IDENTIDADE E AUTONOMIA. COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO DE SEUS DESEJOS E NECESSIDADES NAS NOÇÕES COTIDIANAS, FAVORECER  A IDENTIDADE E  AUTONOMIA DA CRIANÇA.
 OBJETIVO: ESTIMULAR OS SENTIDOS E A ORALIDADE DA CRIANÇA.
ATIVIDADE:  AS EDUCADORAS JUNTAMENTE COM AS CRIANÇAS CONFECÇIONARÃO UMA IDENTIDADE, PARA CADA UMA DELAS, UTILIZANDO SUA FOTO, IMPRESSÃO DIGITAL E DADOS PESSOAIS.


CONTEÚDO: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA. CONTATO COM A ESCRITA: ESPECIALMENTE O NOME , ESTIMULAR A SOCIALIDADE E OS SENTIDOS.
OBJETIVO: ESTIMULAR O CONHECIMENTO DA ESCRITA DO NOME
 ATIVIDADE:  AS EDUCADORAS ORGAMIZARÃO AS CRIANÇAS SENTADAS NO TAPETE, EM SEGUIDA APRESENTARÃO PARA AS MESMAS ALMOFADAS COM SEUS NOMES, APÓS PEDIRÃO PARA CADA UMA IDENTIFICAR SUA ALMOFADA.


CONTEÚDO: MÚSICA. APRESENTAÇÃO DE DIVERSAS CANÇÕES PARA AS CRIANÇAS
OBJETIVO:.ESTIMULAR OS SENTIDOS DA CRIANÇA
ATIVIDADE:  AS EDUCADORAS APRESENTARÃO PARA AS CRIANÇAS UM CONVIDADO, QUE TOCARÁ E CANTARÁ, VÁRIAS MÚSICAS INFANTIS AO SOM DO VIOLÃO.

CONTEÚDO: ARTES VISUAIS. CONTATO ORIENTADO PELO PROFESSOR COM DIFERENTES MATEIRAIS
 OBJETIVO:. ESTIMULAR A COORDENAÇÃO MOTORA E A SOCIALIZAÇÃO
.ATIVIDADE: AS EDUCADORAS JUNTAMENTE COM AS CRIANÇAS IRÃO FAZER MASSINHAS DE MODELAR CASEIRA, UTILIZANDO-SE, FARINHA DE TRIGO, TINTA COMESTÍVEL, ÁGUA E SAL, EM SEGUIDA BRINCARÃO COM AS MESMAS.


 4ª SEMANA
CONHECIMENTO DO MUNDO

CONTEÚDO: IDENTIDADE E AUTONOMIA. COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO DE SEUS DESEJOS E NECESSIDADES NAS NOÇÕES COTIDIANAS.
OBJETIVO: ESTIMULAR A SOCIALIZAÇÃO ENTRE AS CRIANÇAS.
ATIVIDADE: AS EDUCADORAS COLOCARÃO DENTRO DE UMA CAIXA ÍTENS DE  VESTIMENTA DAS CRIANÇAS, APÓS RETIRARÃO DE UM EM UM, PEDINDO QUE AS MESMAS IDENTIFIQUEM O DONO.


CONTEÚDO: MOVIMENTO. ESTÍMILO A CONDUTA  MOTORA DE BASE , ESTIMULAR DIFERENTES FORMAS DE DESLOCAMENTO
OBJETIVO:.ESTIMULAR OS MOVIMENTOS CORPORAIS.
ATIVIDADE: AS EDUCADORAS AUXILIARÃO AS CRIANÇAS A DAREM CAMBALHOTAS NO COLCHÃO, ESTIMULANDO SEUS MOVIMENTOS CORPORAIS.



CONTEÚDO: ARTES VISUAIS. CONTATO ORIENTADO PELO PROFESSOR COM DIFERENTES MATERIAIS
OBJETIVO:. ESTIMULAR A COORDENAÇÃO MOTORA FINA.
ATIVIDADE: AS  EDUCADORAS SENTARÃO AS CRIANÇAS NA MESA E DARÃO FOLHA DE SULFITE, PARA QUE AS MESMAS DESENHÃO LIVREMENTE, ESTIMULANDO A COORDENAÇÃO MOTORA.


CONTEÚDO: NATUREZA E SOCIEDADE. ESTIMULAR HÁBITOS DE HIGIENE, ( APARÊNCIA PESSOAL).
OBJETIVO:  ESTIMULAR A SOCIALIZAÇÃO E A CARACTERIZAÇÃO DE PERSONAGENS.
ATIVIDADE: AS EDUCADORAS ESTIMULARÃO AS CRIANÇAS A BRINCAREM DE DESFILE DE MODA, UTILIZANDO-SE DE ROUPAS, COLARES, CHAPÉUS, PULSEIRAS, ETC...


CONTEÚDO: MATEMÁTICA. ORGANIZAÇÃO EM AMPLIAÇÃO DE ATIVIDADES QUE ENVOLVAM EMPILHAR, ROLAR E DESLOCAR.
OBJETIVO: ESTIMULAR A NOÇÃO DE ESPAÇO.
: ATIVIDADE: AS EDUCADORAS DARÃO PARA AS CRIANÇAS BLOCOS CONFECÇIONADOS COM CAIXINHAR DE LEITE COLORIDAS, ESTIMULARÃO AS MESMAS A EMPILHAR E A SEPARAR POR CORES.



 5ª SEMANA
CONHECIMENTO DO MUNDO
CONTEÚDO: MÚSICA. APRESENTAÇÃO DE DIVERSAS CANÇÕES PARA AS CRIANÇAS
OBJETIVO:  ESTIMULAÇÃO DOS SENTIDOS.
 ATIVIDADE: AS EDUCADORAS APRESENTARÃO PARA AS CRIANÇAS O DVD, FANTASIA 2.000, ESTIMULANDO AS MESMAS A OUVIREM A 5ª SINFONIA DE BEETHOVEN, INCENTIVANDO-AS O GOSTO PELA MÚSICA CLÁSSICA.



CONTEÚDO: ARTES VISUAIS : CONTATO ORIENTADO PELO PROFESSOR COM DIFERENTES MATERIAIS,
OBJETIVO:. ESTIMULAR A COORDENAÇÃO MOTORA E A SOCIALIZAÇÃO
ATIVIDADE: AS EDUCADORAS ESTIMULARÃO AS CRIANÇAS A FEZEREM UM DESENHO COLETIVO, UTILIZANDO PAPEL MANILHA E GIS DE CERA, AO SOM DA 9ª SINFONIA DE BEETHOVEN.



CONTEÚDO:.MOVIMENTO. ESTÍMULO A CONDUTA  MOTORA DE BASE
OBJETIVO: ESTIMULAR OS MOVIMENTOS CORPORAIS.
 ATIVIDADE: AS EDUCADORAS UTILIZANDO BAMBOLÊS, ESTIMULARÃO AS CRIANÇAS A PASSAREM POR DENTRO E POR FORA DO MESMO.



CONTEÚDO: IDENTIDADE E AUTONOMIA. COMUNICAÇÃO  E EXPRESSÃO DE SEUS  DESEJOS E NECESSIDADES NAS AÇÕES COTIDIANAS.
OBJETIVO:  ESTIMULAR O CONHECIMENTO DA ESCRITA DO NOME
ATIVIDADE: AS EDUCADORAS UTILIZANDO CAIXA DE SAPATO, ESTIMULARÃO  AS MESMAS  A IDENTIFICAREM A CAIXA COM SEU NOME, EM SEGUIDA PEDIRÃO PARA QUE ELAS ABRÃO A CAIXA, POIS TERÁ UMA SURPRESA DENTRO.


CONTEÚDO: MATEMÁTICA. . NOÇÃO DE SITUAÇÕES LÚDICAS, EM CIMA, EMBAIXO.
OBJETIVO: ESTIMULAR A COORDENAÇÃO MOTORA, OS SENTIDOS E A SOCIALIZAÇÃO
ATIVIDADE: AS EDUCADORAS CONFECÇIONARÃO UM QUEBRA-CABEÇA DE 2 PEÇAS UTILIZANDO-SE DE PAPELÃO E CONTACT, COM IMAGENS DE OBJETOS EX: CELULAR, BATOM, PERFEME, ETC..., EM SEGUIDA ESTIMULARÃO AS CRIANÇAS A MONTAREM O MESMO


  6ª SEMANA
CONHECIMENTO DO MUNDO

CONTEÚDO: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA. LEITURA DE LIVROS DE LITERATURA PELO PROFESSOR COM APOIO DE RECURSOS.
OBJETIVO: ESTIMULAR  AS CRIANÇAS NOS SEUS ASPECTOS, ORAL, CORPORAL E SOCIALIZAÇÃO.
ATIVIDADE: AS EDUCADORAS CONTARÃO A HISTÓRIA, “BAILE DA DONA JOANINHA”, COM AUXÍLIO DO LIVRO EM SEGUIDA ESTIMULARÃO AS CRIANÇAS A DRAMATIZAREM A HISTÓRIA.
.

CONTEÚDO: IDENTIDADE E AUTONOMIA. COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO DE SEUS DESEJOS E NECESSIDADES NAS AÇÕES COTIDIANAS
OBJETIVO: ESTIMULAR OS SENTIDOS E SOCIALIZAÇÃO,
ATIVIDADE: AS EDUCADORAS RETOMARÃO A HISTÓRIA, “O BAILE DA DONA JOANINHA”, APÓS TRARÃO PARA SALA DIVERSAS FANTASIAS E ESTIMULARÃO AS CRIANÇAS A ESCOLHEREM UMA PARA IREM AO BAILE DA “BONA JOANINHA”, APÓS A ESCOLHA UMA DELAS DEVERÁ SE VESTIR EM FRENTE AO ESPELHO.


CONTEÚDO: MÚSICA. PARTICIPAÇÃO EM SITUAÇÕES QUE INTEGREM MÚSICA E MOVIMENTOS CORPORAIS.
OBJETIVO: ESTIMULAR OS MOVIMENTOS CORPORAIS E OS SENTIDOS,
ATIVIDADE: AS EDUCADORAS JUNTAMENTE COM AS CRIANÇAS CANTARÃO E FARÃO GESTOS DA MÚSICA, “É LINDO O MEU CORPINHO”, ESTIMULANDO OS MOVIMENTOS CORPORAIS.

CONTEÚDO: MOVIMENTO. ESTÍMULO A CONDUTA DE BASE
OBJETIVO:, ESTIMULAR OS MOVIMENTOS  CORPORAIS.
ATIVIDADE: AS EDUCADORAS MARCARÃO UMA LINHA RETA NO CHÃO, USANDO FITA CREPE E ESTIMULARÃO AS CRIANÇAS A PASSAREM EM CIMA DA MESMA.



CONTEÚDO: ARTES VISUAIS : CONTATO ORIENTADO PELO PROFESSOR COM DIFERENTES MATERIAIS
OBJETIVO. ESTIMULAR OS SENTIDOS E SOCIALIZAÇÃO.
ATIVIDADE: AS EDUCADORAS FARÃO UMA JOANINHA COM AS CRIANÇAS EM SEGUIDA DARÃO PARA ELAS UM CÍRCULO DE PAPEL VERMELHO E ESTIMULARÃO AS MESMAS A COLAREM NO SULFITE, APÓS FARÃO IMPRESSÃO DOS DEDOS COM TINTA GUACHE PRETA NA JOANINHA.    
                  


  7ª SEMANA
CONHECIMENTO DO MUNDO

CONTEÚDO:NATUREZA E SOCIEDADE.  APRESENTAÇÃO DOS HÁBITOS DE HIGIENE.
OBJETIVO: ESTIMULAR OS SENTIDOS E A SOCIALIZAÇÃO.
ATIVIDADE: AS EDUCADORAS LEVARÃO PARA SALA,  MEIAS DE SEDA, SERRAGEM E ALPISTE, APÓS JUNTO COM AS CRIANÇAS MONTARÃO O BONECO ECOLÓGICO.


CONTEÚDO:.MÚSICA. APRESENTAÇÃO DE DIVERSAS CANÇÕES PARA AS CRIANÇAS
OBJETIVO:, ESTIMULAR O GOSTO PELA MÚSICA CLÁSSICA
ATIVIDADE: AS EDUCADORAS LEVARÃO AS CRIANÇAS PARA A SALA DA FANTASIA ONDE ASSISTIRÃO A APRESENTAÇÃO DE  Ballet Clássico, COM A 9ª SINFONIA DE BEETHOVEN.


CONTEÚDO: MATEMÁTICA, ORGANIZAR E AMPLIAR ATIVIDADES QUE ENVOLVAM EMPILHAR, ROLAR E ENCAIXAR.
OBJETIVO: ESTIMULAR A COORDENAÇÃO MOTORA E A CLASSIFICAÇÃO POR TAMANHO.
ATIVIDADE: AS EDUCADORAS DARÃO PARA AS CRIANÇAS BLOCOS LÓGICOS DE DIFERENTES TAMANHOSM ESTIMULANDO-AS A IDENTIFICAREM OS BLOCOS  PEQUENOS, MÉDIOS E GRANDES.



CONTEÚDO:. LINGUAGEM ORAL E ESCRITA. LEITURA DE LIVROS DE LITERATURA PELO PROFESSOR COM APOIO DE RECURSOS
OBJETIVO: ESTIMULAR OS SENTIDOS, E A  ORALIDADE.
ATIVIDADE: AS EDUCADORAS LEVARÃO PARA SALA O LIVRO, “PEIXE, PEIXÃO E TUBARÃO”, DE ( RAMAN M. SHEIDEMANTIL), EM SEGUIDA CONTARÃO A HISTÓRIA MOSTRANDO AS GRAVURAS DO LIVRO.



CONTEÚDO: NATUREZA E SOCIEDADE. APRESENTAÇÃO DOS HÁBITOS DE HIGIENE.
OBJETIVO:  ESTIMULAR A OBSERVAÇÃO DA DIVERSIDADE DE PEQUENOS ANIMAIS.
ATIVIDADE: AS EDUCADORAS LEVARÃO PARA SALA UM PEIXINHO, APÓS APRESENTARÃO O MESMO PARA AS CRIANÇAS, FALANDO SOBRE OS CUIDADOS QUE DEVEMOS TER COM OS ANIMAIS.

               
 8ª SEMANA
CONHECIMENTO DO MUNDO

CONTEÚDO: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA. LEITURA DE LIVROS DE LITERATURA PELO PROFESSOR COM APOIO DE RECURSOS.
OBJETIVO: ESTIMULAR A ORALIDADE E A SOCIALIZAÇÃO DA CRIANÇA.
ATIVIDADE: AS EDUCADORAS RECITARÃO PARA AS CRIANÇAS A POESIA LEILÃO DE JARDIM DE “CECÍLIA MEIRELES”.


CONTEÚDO: ARTES VISUAIS, CONTATO ORIENTADO PELO PROFESSOR COM DIFERENTES MATERIAIS
OBJETIVO:  ESTIMULAR A EXPLORAÇÃO DE DIFERENTES TIPOS DE MATERIAIS, E A SOCIALIZAÇÃO DA CRIANÇA.
ATIVIDADE: AS EDUCADORAS JUNTAMENTE COM AS CRIANÇAS CONFECÇIONARÃO UM LIVRINHO COM A POESIA, “LEILÃO DE JARDIM”.



CONTEÚDO: MÚSICA,  CANTIGAS DE RODA
OBJETIVO: ESTIMULAR A AUDIÇÃO E A SOCIALIZAÇÃO DAS CRIANÇAS.
ATIVIDADE: AS EDUCADORAS CANTARÃO COM AS CRIANÇAS VÁRIAS MÚSICAS QUE FALE  SOBRE OS BICHINHOS DE JARDIM; EX: BORBOLETINHA, LARGATA, JOANINH, MINHOCA, ETC...



CONTEÚDO: MOVIMENTO, ESTÍMULO A CONDUTA MOTORA DE BASE
OBJETIVO: ESTIMULAR OS MOVIMENTOS CORPORAIS.
ATIVIDADE: AS EDUCADORAS ESTIMULARÃO AS CRIANÇAS A IMITAREM OS BICHINHOS DE JARDIM, EX: MINHOCA, BORBOLETA, ETC...


CONTEÚDO: NATUREZA E SOCIEDADE. APRESENTAÇÃO DOS HÁBITOS DE HIGIENE.
OBJETIVO: ESTIMULAR O OLFATO.
ATIVIDADE: AS EDUCADORAS LEVARÃO PARA SALA UMA MARGARIDA E APRESENTARÃO PARA AS CRIANÇAS, EM SEGUIDA PEDIRÃO PARA AS CRIANÇAS CHEIRAREM PARA SENTIR O SEU PERFUME.

                                  


     9ª SEMANA
CONHECIMENTO DO MUNDO

CONTEÚDO: ARTES VISUAIS. CONTATO ORIENTADO PELO PROFESSOR COM DIFERENTES MATERIAIS.
OBJETIVO: ESTIMULAR OS SENTIDOS DA CRIANÇA.
ATIVIDADE: AS EDUCADORAS JUNTAMENTE COM AS CRIANÇAS IRÃO CONFECÇIONAR BANDEROLAS FEITAS DE REVISTA PARA ENFEITE DA SALA.


 CONTEÚDO: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA. LEITURA DE LIVROS DE LITERATURA PELO PROFESSOR COM APOIO DE RECURSOS.
OBJETIVO: ESTIMULAR A ORALIDADE, SOCIALIZAÇÃO E OS SENTIDOS DA CRIANÇA.
ATIVIDADE:  AS EDUCADORAS ORGANIZARÃO AS CRIANÇAS SENTADAS NO TAPETE DA SALA, EM SEGUIDA RECITARÃO PARA AS MESMAS A POESIA, “HISTÓRIA DE UM BALÃO”, DA  AUTORA, “ROSA MARIA STÁBILE”.


CONTEÚDO: MÚSICA. APRESENTAR DIVERSAS CANÇÕES PARA AS CRIANÇAS.
OBJETIVO:  ESTIMULAR OS MOVIMENTOS CORPORAIS.
ATIVIDADE: AS EDUCADORAS JUNTAMENTE COM AS CRIANÇAS IRÃO CANTAR A MÚSICA “CAPELINHA DE MELÃO”, ESTIMULANDO OS MOVIMENTOS CORPORAIS.



CONTEÚDO: MOVIMENTO. ESTÍMULO A CONDUTA  MOTORA DE BASE: LANÇAR OBJETOS E APANHAR.
OBJETIVO:  ESTIMULAR A EXPRESSÃO CORPORAL.
ATIVIDADE: AS EDUCADORAS LEVARÃO PARA SALA  UMA BOCA DE ESPANTALHO CONFECÇIONADA EM PAPELÃO  E BOLAS COLORIDAS, EM SEGUIDA PEDIRÃO PARA AS CRIANÇAS JOGAREM A BOLA DENTRO DA BOCA DO ESPANTALHO, ESTIMULANDO OS MOVIMENTOS CORPORAIS.

CONTEÚDO: MATEMÁTICA. ORGANIZAÇÃO E AMPLIAÇÃO DE  ATIVIDADES QUE ENVOLVAM, ENCAIXE.
OBJETIVO: ESTIMULAR A NOÇÃO DE ESPAÇO.
ATIVIDADE: AS EDUCADORAS APRESENTARÃO UM QUEBRA-CABEÇA GRANDE COM FIGURAS DE FESTA JUNINA, EM SEGUIDA PEDIRÃO PARA AS CRIANÇAS MONTAR O MESMO., ESTIMULANDO A SOCIALIZAÇÃO.


HISTÓRIA DE UM BALÃO
                                                  AUTORA: ROSA MARIA STÁBILE.
VEM CÁ MEU BALÃOZINHO
DIGA AONDE VOCÊ VAI
VOU, FUGINDO VOU PARA LONGE
VOU PARA A CASA DO MEU PAI.

AH, AH, AH, MAIS QUE BOBAGEM
NUNCA VI BALÃO TER PAI
FIQUE QUIETO NESTE CANTO
QUE DAQUI VOCÊ NÃO SAI.

QUANDO A NOITE FOR CHEGANDO
ONDE  IRÁ VOCÊ DESCER?
SE CAIR EM NOSSAS MATAS
O QUE VAI ACONTECER?

TODA MATA  PEGA FOGO
PASSARINHOS VÃO MORRER
E OS RIOS IRÃO SECANDO
E NÃO PODEM MAIS CORRER.
EU ESTOU ARREPENDIDO
QUANTO MAL FAZ UM BALÃO
VOU FICAR BEM QUIETINHO
AMARRADO A UM CORDÃO.
                 


 MÚSICAS
                   DIA DAS MÃES.
MAMÃE É UMA ROSEIRA                                         
QUE O PAPAI CALHEU
EU SOU O BOTÃOZINHO
QUE A ROSEIRA DEU.
OSQUINDÔ, LÊ, LÊ!
OSQUINDÔ, LÊ, LÊ, LÁ, LÁ.
OSQUINDÔ, LÊ, LÊ.
ESTICA A PERNA LÁ, LÁ, LÁ.
----------------------------------------------------------------------------------
      CAPELINHA DE MELÃo                           
                               Festa junina
                                         JOÃO DE BARROS E ALBERTO RIBEIRO

CAPELINHA DE NELÃO
É DE SÃO JOÃO
É DE CRAVO É DE ROSA
É DE MANJERICÃO
SÃO JOÃO ESTÁ DORMINDO
NÃO ACORDE NÃO
ACORDAI, ACORDAI
ACORDAI,  JOÃO.
----------------------------------------------------------------------------------------



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - A GALINHA CHOCA

A GALINHA CHOCA PARA IMPRIMIR E PINTAR